Endocrinologia

Presidente: Dra. Renata Boschi Portella
Vice–Presidente: Dra. Adriana Garcia Gabas Miglioli
1º Tesoureiro: Dra. Ana Carolina Carli de Freitas
2º Tesoureira: Dra. Érica Abel da Silva
1º Secretário: Dra. Renata Antonialli
2º Secretário: Dra. Lara Cristina Leite Rubio

O que faz um endocrinologista?

O endocrinologista é o médico especialista em Endocrinologia e Metabologia. Ele atua nas seguintes áreas: Adrenal e Hipertensão, Diabetes, Dislipidemia e Aterosclerose, Endocrinologia Básica, Endocrinologia Feminina e Andrologia, Endocrinologia Pediátrica, Metabolismo Ósseo e Mineral, Neuroendocrinologia, Obesidade, Síndrome Metabólica e Tireoide.

Clique aqui e saiba mais sobre cada área.

www.endocrino.org.br/para-o-publico/

Como um médico se torna endocrinologista?

Para ser endocrinologista, o médico precisa concluir a Residência Médica nesta especialidade ou obter o Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia fornecido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) através de aprovação no TEEM (prova de título de especialista). Para realizar esta prova, o médico precisa comprovar atuação na área por no mínimo 4 anos ou ter concluído Residência Médica na área em local reconhecido pelo MEC ou pela SBEM ou ter concluído Estágio ou Especialização na área em local reconhecido pela SBEM (mínimo 2 anos) ou ter concluído Estágio ou Especialização na área em serviço não-reconhecido pela SBEM mas com duração de pelo menos 2 anos e carga horária mínima de 2000 horas/ano (atendimento ambulatorial, unidade de internação e programa teórico).

Dessa forma, ele é reconhecido como especialista pela Associação Médica Brasileira (AMB). Depois o médico precisa registrar a sua especialidade no Conselho Regional de Medicina do estado onde ele atua.

Você sabe como descobrir se o seu médico é um endocrinologista?

Ao registrar sua especialidade no CRM, o médico endocrinologista recebe um número chamado RQE (Registro de Qualificação de Especialista), que deve constar no receituário e no carimbo dele. Este número também está disponível no site do Conselho Federal de Medicina, na “busca por médicos” (http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_medicos&Itemid=59). Basta digitar o nome do médico e depois clicar em cima do nome que estiver com o CRM na situação “ATIVO”. Aparecerá a especialidade dele e o número do RQE. Os profissionais sem este registro são proibidos de divulgar especialidade em Endocrinologia.

Você tem dúvidas sobre Endocrinologia?

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) esclarece as dúvidas mais frequentes do público na série “10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre”. Clique aqui e acesse.

www.endocrino.org.br/cuidados-com-saude/

Onde buscar informações confiáveis sobre Endocrinologia e Metabologia?

– Endocrinologia em geral – site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) – www.endocrino.org.br

– Obesidade – site da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade (ABESO) – www.abeso.org.br

– Diabetes – site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) – www.diabetes.org.br

– Tireoide – site do Departamento de Tireoide da SBEM – www.tireoide.org.br

– Endocrinologia Feminina e Andrologia – site do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da SBEM – www.feminina.org.br ou www.andrologia.org.br

– Endocrinologia Pediátrica – site do Departamento de Endocrinologia Pediátrica da SBEM – www.endoped-sbem.org.br

Quer saber se está com o peso ideal?

Clique aqui e calcule seu IMC (índice de massa corporal).

www.endocrino.org.br/teste-seu-imc/

Você sabia que o dia 25 de maio é o Dia Internacional da Tireoide?

Acesse www.tireoide.org.br/dia-internacional-da-tireoide-2105/ e assista aos vídeos gravados por renomados especialistas em Tireoide para tirar suas dúvidas!

Notícias

Nenhum conteúdo foi encontrado.